ESF: Estruturação e Funcionamento


                                                                                            

Infraestrutura: 

  • Acolhimento inicial frente à porta principal de entrada da ESF;
  • Sala de curativos, suturas, nebulizações, e de observação - A mesma sala para todos esses procedimentos;
  • Sala de vacinação;
  • Farmácia;
  • Consultório Odontológico;
  • Sala de Esterilização;
  • Sala de Expurgo;
  • Copa; 
  • Dois consultórios de atendimento: um para o médico e um para o enfermeiro;
  • Sanitários para a população - adaptados para portadores de necessidades - e, de modo mais privativo, para os profissionais da ESF;
No exterior da ESF há dois latões que separam o lixo comum do lixo hospitalar. Nesses espaços ditos anteriormente há equipamentos e insumos necessários para o atendimento, a fim de suprir as demandas de toda a população do território.















Funcionamento:

A ESF do Jardim Regina atende aproximadamente 3.850 pessoas, e para prestar os serviços idealizados é necessário que haja organização para o seu bom funcionamento. 
Os Agentes Comunitários de Saúde são de extrema importância para o ótimo desempenho dessa ESF, eles são responsáveis pelo cadastramento das famílias no sistema e atualizam os dados dos pacientes sempre que estes vão à unidade, além de realizarem visitas domiciliares para informar acerca das campanhas recentes e vacinas específicas em certa data. O atendimento domiciliar é agendado e é realizado também por médicos e/ou enfermeiros, já as visitas são feitas todas as Terças-Feiras. 
A Unidade deve estar sempre preparada para intercorrências, e, pensando sob esse viés,  na ESF em questão há dispensa regular e quantidade sempre contínua de medicamentos básicos para a população, para que não interrompam os tratamentos com a falta desses insumos, sejam eles quaisquer. Além disso, também são disponibilizados exames que podem ser realizados no local, como: Exame preventivo de colo de útero (Papanicolau), Exame de Hepatite B e C, Exame preventivo de Sífilis e de Glicemia Capilar.
A equipe da ESF se reúne semanalmente, todas as Sextas-Feiras, para discussão de casos clínicos, problemas, ou necessidades das famílias atendidas pelo Sistema para melhor entender e proporcionar atendimento de qualidade à população. Nessas reuniões, todos os funcionários presentes participam.
As pessoas que utilizam a ESF do Jardim Regina também podem exercer papel de participação popular, através da presença local com as sugestões de melhorias. 


Em relação à organização: 
A equipe básica que atua diariamente na ESF corresponde a:
1 Médico (a), 1 Enfermeiro (a), 4 Auxiliar/Técnico (a) de Enfermagem, 6 Agentes Comunitários de Saúde, 1 Cirurgião-dentista e 1 Auxiliar de Saúde Bucal; podendo somar o Farmacêutico à Equipe Básica de Saúde pelas diretrizes da prefeitura de Presidente Prudente.
Além da equipe básica, é possível ter atendimento psicológico, nutricional ,fisioterapêutico, fonoaudiólogo e assistência social com o apoio da equipe do NASF, que podem ser solicitados pelos profissionais da ESF; além disso é possível encaminhar pacientes para unidades como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CRAS (Centro de Assistência Social), a fim de prestar serviços de excelência à população. 










Comentários